25 março 2024

5 Passos para Sair das Dívidas (Fácil e Rápido!)

Precisando acabar com as dívidas mas não sabe como fazer? Esse post foi feito para você. Continue lendo que nele iremos falar 5 passos simples e rápidos para você sair das dívidas e começar a juntar dinheiro para investir. 

Saiba como sair das dívidas de maneira simples e rápida

Saiba como sair das dívidas de maneira simples e rápida


Infelizmente chega um momento em nossas vidas que acabamos nos envolvendo com dívidas, elas surgem do nada e sugam nosso dinheiro antes mesmo que podemos raciocinar o que está acontecendo. Depois disso bate o arrependimento e começamos a questionar o porque não tínhamos uma reserva de emergência, ou porque isso tinha que acontecer. 


Leia também: Como criar uma reserva de emergência. 


Se você está passando por esse momento, quero dizer abertamente para você que isso tem solução, que isso vai passar e que você conseguirá mudar esse jogo, sair das dívidas e começar a investir no seu futuro seguindo os 5 passos simples que iremos apresentar abaixo.


1. Liste todas as sua dívidas e tente negociar ás dívidas

Para iniciar sua fase de mudança financeira, liste tudo que estiver com pagamento atrasado: contas da casa, cartões de crédito, prestações, cheque especial, carnê, etc. 

Existem formas de negociamento de dívidas, que podem gerar desconto em cima do juros e multa ou até mesmo podem gerar desconto no valor original do débito. Aproveite campanhas de negociação que podem surgir para buscar esses descontos ou vá até a instituição para negociar. 

No ano passado e até final de Março estava ocorrendo o Desenrola Brasil onde estavam sendo oferecidos descontos de até 96%. Além disso, é possível negociar dentro do próprio serasa, vale a pena conferir. 


2. Pague primeiro as dívidas com juros mais alto

Essa parte requer que tenha a lógica ao nosso favor, pois as dívidas existentes que possuem juros mais altos devem ser sempre a prioridade, visto que com o juros alto o montante final cresce cada dia mais e virá uma bola de neve ainda maior. 

Então analisando as dívidas iremos observar os juros de cada e iremos separar e listar pela percentagem de juros maior, pois atrás dessa informação saberemos por onde iremos começar a quitar. 


3. Crie: um orçamento doméstico e um controle de gastos

Não é segredo nenhum esse tópico para quem acompanha o blog a mais tempo, sempre falei sobre a importância de ter um controle de gastos, e de como ele pode ajudar a sua vida financeira de uma maneira incrível. Temos alguns posts bem interessantes e importantes sobre esse tópico que deixarei aqui para conferir.


LEIA TAMBÉM: 6 modelos de Controle de gastos para baixar 


Ter o controle certo das suas finanças é algo muito importante, várias pessoas bem-sucedidas tem esse hábito, elas sabem exatamente o quanto ganham (receitas) e o quanto gastam (despesas). No meu caso, eu aprendi isso com meu cunhado ao longo dos anos de convivência, onde sempre via ele anotando todas as despesas deles, para assim terem um real controle do que entra e sai do dinheiro deles. 

Já o orçamento doméstico está ligado ao controle de gastos, pois é atrás desse orçamento que você irá definir qual o valor que será seu gasto essencial, qual valor vai ser o gasto para alimentação. Existe um método chamado "Método dos envelopes" onde ele explica como fazer essa divisão, caso queira saber mais confira o post que preparamos sobre esse assunto (clique aqui).


4. Não faça novas dívidas e corte os gastos

Se você está devendo hoje, porque irá buscar se endividar mais amanhã? Evite ao máximo fazer novas dívidas, principalmente aquelas sem necessidade. Sei que em alguns momentos as coisas saem do nosso controle e precisamos gastar quando não podemos, mas esse caso é algo a parte. 

Não faça dívidas desnecessárias. Para acabar com as dívidas existentes é importante não realizar novas dívidas nesse período, pois assim as coisas ficaram cada vez mais difíceis de contornar. 

Depois de ter começado a controlar os seus gastos com a nossa folha de controle, você saberá onde pode cortar, onde você pode reduzir os seus gastos para sobrar dinheiro no final do mês e assim começar a colocar a sua vida no eixo e ter liberdade financeira. 


5. Aumente seus conhecimentos sobre educação financeira e defina meta de investimento

Aqui no blog, você consegue aprender gratuitamente sobre investimento e educação financeira, temos muito conteúdo e buscamos sempre proporcionar novos conhecimento. Então, após fazer todos os passos acima comece a buscar aprender mais sobre finanças, isso ajudará a mudar a sua realidade atual. 

Começando a organizar sua vida financeira, pagando as dívidas, controlando suas finanças, removendo gastos desnecessários e fúteis, enfim poderá dar espaço ao dinheiro livre, aquele dinheiro que você poderá investir e deixar render.  

E não precisa ser mil reais que sobraram, comece com o que puder. Esse mês por exemplo te sobrou R$100, invista ele, você sabia que tem investimentos com valor menores que esse? Ou até mesmo, já pensou em colocar esse dinheiro dentro de algum cofrinho, seja ele do picpay (rende desde o primeiro dia) ou no nubank (que rende depois de 30 dias)? Tudo isso é um inicio, um passo melhor do que antes.  


Saiba como sair das dívidas de maneira simples e rápida


Leia todos os posts que temos aqui, pois foram feitos com carinho e com os conhecimento que tenho após 6 anos no mundo dos investimentos conservadores, que são os investimentos com menor risco existente. 


SÉRIE: INVESTIMENTO PARA INICIANTES 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

❤ Seu comentário é muito IMPORTANTE para o andamento do blog, deixe sua opinião, dica, elogio, critica (com fundamento) ou sugestão.
❤ Deixe o link do seu blog para visitarmos!
❤ Não ofenda nem desrespeite ninguém.
❤ Instagram @blogpausapc