23 março 2021

Como obter foco para investir todos os meses? Método dos envelopes

Uma das coisas que podem nós atrapalhar na busca por nossos objetivos, é a perda do foco durante o processo. Quando perdemos o foco naquilo que buscamos, acabamos nos desanimando de continuar a nos esforçar. 

Não se preocupe tanto, isso é algo normal e acontece com todo mundo. Mas hoje quero lhe apresentar um método que irá te ajudar a obter mais foco, para juntar dinheiro e conseguir assim, definir um foco para os seus investimentos mensais. 

Como obter foco para investir todos os meses? Método dos envelopes


Como obter foco para investir todos os meses?


Quando temos um objetivo muito certo em nossa mente, o foco torna-se cada dia mais forte. Inicialmente, é fundamental que você reveja os seus objetivos, veja se eles são realmente importantes em sua vida, e se realmente deseja focar para atingi-los. 

Às vezes estamos juntando dinheiro e investindo sem ter objetivo firme, isso torna o percurso muito mais sofrido, pois não temos a clareza do que nos espera. Deste modo, não sentimos motivados o suficiente para sacrificar alguns hábitos e gastos, que nos atrapalham para atingir nosso objetivo. 

O método que quero apresentar para vocês só funcionará se tiver um objetivo certo, ok?  


Método dos envelopes (Nathalia Arcuri)



1. O que é o método dos envelopes? 

Esse método consiste em dividir o seu ganho em envelopes, destinando determinada quantia padrão todos os meses e de acordo com cada necessidade. 


LEIA TAMBÉM: 5 passos para realizar boas compras e economizar dinheiro


2. Como são divididos os envelopes? 

Os envelopes são divididos em 4 categorias, sendo elas, investimentos, essencial, educação e gastos livres. Dentro delas, serão distribuídos uma porcentagem do seu ganho de acordo com essa metodologia. 

Entende-se que de tudo que ganhamos será dividido da seguinte maneira, 70% para vivermos o presente e 30% destinados para o nosso futuro. Quando falamos futuro, não precisa ser necessariamente para a aposentadoria, pode ser algo conforme nossas metinhazinhas, metinhas, metas e metonas. 


Como obter foco para investir todos os meses? Método dos envelopes


Se você ainda não estabeleceu as suas metas, te indico que de uma olhadinha no post onde preparamos 6 dicas de como estabelecer metas financeiras para 2021


3. Qual a porcentagem para cada envelope?

- Investimentos: 30% do seu ganho. Esse envelope será destinado aos seus investimentos, sendo separados de acordo com as suas metas, que citamos acima. Metas a curto, médio e longo prazo. 

- Essencial: 55% do seu ganho. Esse envelope será destinado para todos os seus gastos essenciais, tudo que é de extrema importância. Basicamente, para tudo que você não vive sem. 

É importante que antes de tudo você faça uma lista, contendo tudo aquilo que é essencial na sua vida. 

- Educação: 5% do seu ganho. Nesse envelope devemos separar para a nossa educação, não é faculdade, e sim cursos para que continuemos crescendo profissionalmente e como pessoa. 

- Gastos Livres: 10% do seu ganho. Esse é o melhor envelope, ele é totalmente livre para você gastar com o que quiser, aqui não tem classificação, é pra ser livre e satisfazer o que você bem entender. 


Como obter foco para investir todos os meses? Método dos envelopes


4. Como dividir na prática? 

Em um exemplo simples podemos entender como será divido o seu ganho. Digamos que Ana recebe de ganhos R$ 2000 por mês. Os seus envelopes serão divididos da seguinte maneira:

- Investimento: 600,00

- Essencial: 1100,00

- Educação: 100,00

- Gastos Livres: 200,00


LEIA TAMBÉM: Passo a passo simples de como investir no Tesouro Direto


Esses envelopes não precisam ser necessariamente reais, ou seja, não precisa que você saque o dinheiro e coloque dentro de envelopes físicos. Os envelopes podem ser meramente ilustrativos na sua mente e você separa os mesmos dentro da sua própria conta bancaria, destinando para cada local o valor necessário.


Como obter foco para investir todos os meses? Método dos envelopes


E essas foram as dicas para ter foco ao juntar dinheiro e investir, utilizando como base o método dos envelopes, espero que seja útil. Conte-me nos comentários, como você divide o seu ganho para investir?


Com amor, Ju!  





Achou post útil? Ajude compartilhando! 
Segue o blog no Instagram: @Blogpausapc 
Para mais Dicas no Pinterest: Pausa pra Criatividade



Nenhum comentário:

Postar um comentário

❤ Seu comentário é muito IMPORTANTE para o andamento do blog, deixe sua opinião, dica, elogio, critica (com fundamento) ou sugestão.
❤ Deixe o link do seu blog para visitarmos!
❤ Não ofenda nem desrespeite ninguém.
❤ Instagram @blogpausapc