06 junho 2020

Como investir no tesouro direto na prática: 6 passos simples

Tesouro direto é um investimento de renda fixa,  que possui como vantagem o baixo risco de perda do seu dinheiro. 

Ao aplicar o seu dinheiro no tesouro direto você estará empresta dinheiro para o governo, através da compra de um título público, que foi criado pelo Tesouro Nacional. Ao emprestar esse dinheiro para o governo, eles pagam com juros. 

Série - Investimento para Iniciantes: Nessa série de posts será possível entender passo a passo de como começar a investir, desde como abrir uma conta em uma corretora até escolher o melhor investimento. 

Continuando a nossa série de investimentos para iniciantes, hoje aprenderemos na prática como começar a investir no tesouro direto e realizar a compra do seu primeiro título público. 

Investindo no tesouro direto na prática: 6 passos simples


Passo a passo simples de como investir no Tesouro Direto




Antes de qualquer coisa, é importante que você tenha visto os posts anteriores da nossa série. Através deles, você conseguirá entender melhor sobre o tesouro direto e sobre como escolher o melhor título para você investir.

Por isso, confira alguns posts importantes da série para você que deseja começar a investir:







Espero que tenha ido ler todos os posts anteriores e tenha adquirido o conhecimento necessário, para saber qual será o melhor investimento para você no momento, é de extrema importância. 

...


No final do post teremos o link do artigo do blog Quero me formar, onde você poderá conhecer melhor sobre a renda variável e terá acesso ao passo a passo de como investir em ações de forma simples.  


TODOS OS VALORES INFORMADOS NESSE POST SÃO DO DIA 13/05/2020 E PODEM SOFRER ALTERAÇÕES. 

...




1º Cadastre-se na corretora da valores


O primeiro passo para investir no tesouro direto é se cadastrar em uma corretora de valores, esse será o local onde iremos passar a investir o dinheiro todos os meses. 

Você precisa levar em consideração, vários pontos importantes na hora de escolher a melhor corretora da valores, para investir o seu dinheiro. Temos um post no blog que pode te ajudar (clique aqui), nele explico um pouco também sobre a corretora que utilizo. 




2º Transfira o dinheiro para a Corretora de Valores 


É necessário realizar a transferência do dinheiro que deseja investir, do seu banco atual para a corretora de valores, na qual você realizou o cadastro. 

Essa transferência é realizada por meio de TED (Transferência Eletrônica Disponível). Muitos bancos - na sua grande maioria - cobram por esse tipo de transação. Temos um post no blog explicando como transferir o dinheiro para a corretora de graça, vale a pena a leitura. 

Se preferir, utilizo uma conta digital que possui a opção do TED de graça, o que é uma ótima opção para economizar dinheiro.  Crie seu cadastro!




3° Escolha o título que seja investir


Depois de realizar a transferência do seu dinheiro para a corretora de valores, chega a hora de colocar na prática e escolher qual o melhor título do tesouro direito para você.

Como mencionado no post Investimentos do tesouro direto temos 3 tipos de títulos, sendo eles:

• Tesouro Selic
• Tesouro Prefixado
• Tesouro IPCA+ 


Atualmente a taxa Selic caiu para 3%, mesmo assim ela sempre será um melhor investimento quando comparado com a poupança, pois a poupança é 70% da Selic. 


Você deve escolher o melhor investimento conforme sua necessidade e conforme seu plano para curto, médio e longo prazo. 




4° Verifique o valor mínimo para Investir 


Cada título do tesouro direto possui um valor mínimo para investir, que podem variar um pouco de acordo com o dia. É necessário antes de realizar a compra do seu título verificar se o dinheiro que deseja colocar está acima desse valor mínimo. 

Além disso, as taxas de rentabilidade anual dos títulos apresentadas pode sofrer alterações durante conforme os dias. 


Investindo no tesouro direto na prática: 6 passos simples




5° Escolha o valor que pretende investir 


Com o título determinado, vamos prosseguir com a compra. No meu caso estarei comprando Tesouro IPCA + 2035 com rentabilidade de 4,71% + IPCA, investimento mínimo de 33,19 e vencimento em 15/05/2035.

Basta clicar no símbolo do "carrinho de compras", que fica em frente ao título escolhido. Abrirá na tela o local onde você irá informar o valor ou quantidade que seja investir. 

O sistema não aceita valores exatos na hora de investir, pois assim como o valor mínimo os números são "quebrados". Nisso ao escolher o valor que deseja investir, ele será automaticamente converter para o valor (quantidade) mais próximo que seu dinheiro pode comprar. 


Investindo no tesouro direto na prática: 6 passos simples


Exemplo: quero investir 100 reais no Tesouro IPCA + 2035, ao informar esse valor, automaticamente o site ajusta e lhe informa que o mais próximo que consegue comprar com 100 reais, será 99,57 gerando uma quantidade de 0,06 do título. Depois desse valor, para comprar a quantidade de 0,07 do título será necessário 116,17.


RESUMINDO: 1 título completo vale 1659,53 > Você precisa comprar no mínimo 0,02 (33,19) para começar a investir > Cada 0,01 depois do mínimo vale 16,60 reais. 




6º Finalize a compra e aguarde o processamento 


Definindo o valor exato que será investido, é importante que você verifique todas as informações, para ter certeza que tudo está correto. Feito isso, será necessário digitar a sua assinatura eletrônica e clicar em comprar.

A assinatura eletrônica é criada no início no seu cadastro na corretora. Guarde com muito cuidado, pois será necessário em vários momentos. 


Investindo no tesouro direto na prática: 6 passos simples


Assim que clicar em comprar, irá aparecer na tela a informação de que a ordem de compra do título foi enviada com sucesso. Mostrará também, os dados da compra como quantidade e título comprados. 


Investindo no tesouro direto na prática: 6 passos simples


O prazo para processamento do título é em torno de 2 dias úteis, durante esse período é possível acompanhar o andamento da solicitação. 

Após a compra ser processada, o valor investido irá aparecer na tela dos investimentos, onde poderá ser acompanhado o rendimento. 


Investindo no tesouro direto na prática: 6 passos simples


O título escolhido para o passo a passo garante o valor que irá receber no final do vencimento do seu título. Deste modo, se por algum motivo solicitar a retirar do valor antes da data de vencimento poderá acabar perdendo dinheiro. 

Defina exatamente o seu objetivo com o título antes de comprar e tenha noção que o dinheiro ficará preso até o vencimento. 

Se o seu objetivo é de curto prazo é recomendado que invista no Tesouro Selic pois o mesmo lhe permite retirar a qualquer momento sem perder dinheiro. Leia mais! 




7° Aprenda a investir em ações (Renda Variável) 


Além do tesouro direto existe no mercado financeiro várias formas de investir o seu dinheiro, sendo dos mais conservadores até os mais arriscados. 

Os maiores investidores sempre dizem que se você quer um retorno maior ou uma rentabilidade melhor é necessário arriscar, e pra isso existem as ações. As ações são investimentos que podem lhe proporcionar um retorno incrível. 

Ao iniciar o investimento em renda variável é recomendado que você já possua uma reserva de emergência, ou seja, é muito importante que você possua um dinheiro guardado para qualquer imprevisto.

De certa forma, se você já estiver preparado financeiramente para começar no mundo das ações é necessário em seguida muito estudo, por isso em parceria com o blog Quero me formar, temos um passo a passo para investir em ações e desse modo te ajudar a melhorar seus investimentos. 

Investindo no tesouro direto na prática: 6 passos simples




Dúvidas frequentes: 


- Onde devo investir meu dinheiro?
Atualmente as corretoras de valores ganharam maior espaço quando se trata de investimentos. Como mencionado no post sobre as Corretoras de Valores, eu particularmente utilizo a Rico a alguns anos e recomendo. 

Plataforma da Rico é simples de mexer o que se torna algo leve na hora de comprar e vender os títulos. 


- Qual horário que posso movimentar meus títulos?
As negociações podem ser realizadas de segunda a  sexta,  das 9h30 até 18hrs. 


- Posso sacar o dinheiro a qualquer momento?
O único titulo do tesouro direto que permite retirar a qualquer momento sem que tenha perdas é o tesouro Selic. Temos um post no blog que explica melhor sobre os títulos. Confira! 



Agora sim, sabemos como investir na prática no tesouro direto, que alegria!

Me conte nos comentários, o que vocês acharam do post e se ficaram com alguma dúvida que irei te ajudar e acrescentar ao post sua pergunta!


Com amor, Ju!  




Achou post útil? Ajude compartilhando! 
Segue o blog no Instagram: @Blogpausapc 
Para mais Dicas no Pinterest: Pausa pra Criatividade




3 comentários:

  1. Que honra fazer esse trabalho em conjunto com você, Ju! <3
    Seu artigo ficou incrível. Muito informativo e super completo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, eu amei nossa colaboração! <3

      Agradeço muito que tenha gostado. Espero que nosso conteúdo, possa ajudar as pessoas a começarem a investir de maneira fácil e tranquila!

      Excluir
  2. Gostaria de informacoes mais esplicativa

    ResponderExcluir

❤ Seu comentário é muito IMPORTANTE para o andamento do blog, deixe sua opinião, dica, elogio, critica (com fundamento) ou sugestão.
❤ Deixe o link do seu blog para visitarmos!
❤ Não ofenda nem desrespeite ninguém.
❤ Instagram @blogpausapc