18 janeiro 2021

Como estabelecer metas financeiras para 2021?

Janeiro é o mês do planejamento, é quando devemos sentar e visualizar como foram nossas metas do ano anterior e organizar as metas atuais, aquelas que seguiram junto conosco em 2021. 

Mas talvez, você deve estar se questionando o fato de não possuir meta estabelecidas, mas que está totalmente disposto a mudar isso na sua vida esse ano. Se esse é o seu caso, esse post é para você. Confira as 6 dicas para te ajudar a estabelecer metas em 2021.

Como estabelecer metas financeiras para 2021?


6 Dicas para estabelecer metas financeiras para 2021


1° Descubra o que te motiva

O primeiro passo para quem deseja estabelecer metas financeiras, é descobrir o que te motiva a iniciar esse passo na sua vida. É preciso saber claramente qual o seu objetivo com essa meta, o que você deseja atingir no final do processo. 

Por exemplo, você possui em mente uma viagem que deseja realizar, isso será a sua motivação para criar e concluir a meta. 


LEIA TAMBÉM: 18 Modelos de planners 2021 - Planner mensal, financeiro.

 

2° Defina as suas metas

Sabendo o que te motiva a querer criar as metas financeiras, você precisará agora definir quais são suas metas. Qual o seu foco financeiro para 2021? Deve ser algo que você realmente deseja atingir, por que desse modo, você realmente terá foco no processo. 

Se esse ano você deseja comprar uma maquina de lavar, por exemplo, essa será uma das suas metas estabelecidas. O seu foco de economizar e juntar dinheiro, estará estabelecido com esse objetivo. 


3º Classifique as suas metas 

Suas metas devem ser classificadas com o grau da importância e com o tempo que deseja atingi-las. Assim como a Nathalia Arcuri diz, devemos classificá-las em metinhazinhas, metinhas, metas e metonas.


Metinhazinhas: São objetivos a curtíssimo prazo, até uns três, quatro meses.

Metinhas: São metas de seis meses a dois anos. 

Metas: São metas para atingir entre dois anos até cinco anos. 

Metonas: Para objetivos de maior tempo, acima de 10 anos. 


RECOMENDO: 9 Dicas simples para economizar dinheiro no dia a dia 


4° Divida o seu dinheiro 

Depois de ter estabelecido todas as informações importantes e classificado suas metas é necessário você organizar e dividir o seu dinheiro para cada meta. 

Nesse ponto você precisa analisar quanto de dinheiro entra todos os meses no seu orçamento, se você ainda não sabe quanto entra no seu mês, aconselho a verificar o post onde falamos sobre a importante de controlar os seus gastos e possuímos um planner que irá lhe ajudar. 

Já você que sabe exatamente quanto entra todos os meses na sua vida, você irá separar as porcentagem para cada meta. Levando sempre em consideração os gastos fixos que você possui todos os meses, esses devem já serem retirados antes de começar a divisão. 


Exemplo: Metinha: Viagem > Tempo: 4 meses > Porcentagem do salário: 10%


5° Faça o planejamento das metas

O planejamento é a base para todo o real funcionamento das suas metas, por isso é importante que  você possua um local para anotar o seu planejamento, podendo ser usado um planner ou um caderno. 


 Anote nesse planejamento as seguintes informações:

• Todas as metas estabelecidas.

• A classificação da importância de cada meta. 

• A porcentagem do seu salário que irá para cada meta estabelecida. 

• O tempo necessário para que você atinja a sua meta.


6° Monitore mensalmente as suas metas

Para finalizar, após o seu planejamento totalmente pronto e após você iniciar a trajetória das suas metas,  é aconselhado que você monitore o andamento das suas metas todos os meses

Monitorando você consegue estabelecer se sua meta realmente está fluindo, e se por algum motivo ela acabou sendo atingida antes do prazo, sendo assim, será necessário reorganizar e distribuir o valor para as outras metas. 


Como estabelecer metas financeiras para 2021?

Essas foram as 6 dicas para estabelecer metas financeiras em 2021, de modo que vocês consigam atingir todos os objetivos de vocês.

Com amor, Ju!  





Achou post útil? Ajude compartilhando! 
Segue o blog no Instagram: @Blogpausapc 
Para mais Dicas no Pinterest: Pausa pra Criatividade



Nenhum comentário:

Postar um comentário

❤ Seu comentário é muito IMPORTANTE para o andamento do blog, deixe sua opinião, dica, elogio, critica (com fundamento) ou sugestão.
❤ Deixe o link do seu blog para visitarmos!
❤ Não ofenda nem desrespeite ninguém.
❤ Instagram @blogpausapc