25 outubro 2020

Reserva de Emergência: O que é e como começar?

Esse é o primeiro passo para quem deseja começar a investir, é necessário antes de tudo criar a sua reserva de emergência. Durante a nossa série de posts de Investimentos para iniciantes, vimos detalhes importantes sobre como escolher a corretora de valores, como realizar a transferência do dinheiro e diversos outros temas que você encontra no link abaixo.


Série - Investimento para Iniciantes: Nessa série de posts será possível entender passo a passo de como começar a investir, desde como abrir uma conta em uma corretora até escolher o melhor investimento. 

Reserva de Emergência: O que é e como começar?


O QUE É RESERVA DE EMERGÊNCIA E COMO PLANEJAR A SUA?


Para começar a investir em qualquer opção de investimento que você deseja, seja Tesouro Direto, CDB, Fundos Imobiliário, é de extrema importância ter uma reserva de emergência. Nesse post de hoje, aprenderemos o que é, o porque é necessário ter e também como planejar a sua reserva. 


1. O que é uma reserva de emergência?

Como o nome já sugere, reserva de emergência é um dinheiro que devemos guardar, para qualquer tipo de emergência que possa ocorrer na nossa vida, é tipo nossa caixa de primeiro socorros como diria a nossa amada Nathalia Arcuri.

A reserva de emergência se trata de um dinheiro que guardamos para casos de extrema necessidade, mas que no fundo torcemos para que não seja necessário utilizar.


2. Como criar a Reserva de emergência?

A reserva de emergência vária de acordo com o tipo de vida que você leva, por isso, é preciso inicialmente rever os seus gastos e consumos mensais, através da sua organização financeira e do seu planner financeiro, onde você controla tudo (espero que você tenha esse hábito a propósito)

A sua reserva de emergência, deve ser capaz de cobrir o seu padrão atual de gastos, por pelo menos uns 6 meses ou se preferir 12 meses.  Dessa forma, se atualmente o seu gasto mensal é de 2 mil reais, e você tem como objetivo criar a sua reserva, referente ao período de 6 meses, teoricamente você deverá ter na sua reserva de emergência 12 mil reais.

 

RECOMENDO: Passo a passo: Como investir no Tesouro Direto


3. Em quais casos posso utilizar o dinheiro da reserva de emergência?

Esse dinheiro deverá ser intocável, e realmente utilizado em casos extremos de necessidade. Promoção de roupa? Liquidação? Viagem de férias? Não!  

É preciso pensar muito antes de retirar esse dinheiro, pois ele será muito mais útil e importante caso venha a deixar de ter uma renda, aconteça algum problema de saúde e seja necessário algum procedimento de urgente, de modo geral, somente em casos de força maior.


4. Onde investir sua reserva de emergência?

Muitos pessoas, assim como eu, por muito tempo optaram por deixar o seu dinheiro na poupança, no meu caso até pior, deixava ele totalmente na conta corrente, pelo simples fato de ter medo e falta de conhecimento. 

Como sugestão, opte por aplicações que ofereça liquidez diária, ou seja, por investimento que lhe permitam sacar sem tomar qualquer tipo de prejuízo. Sendo um deles o Tesouro Selic, que é um dos que aprendemos na série de posts de investimentos para iniciantes. 


LEIA TAMBÉM: Como ganhar dinheiro extra | Desafio: 5 mil reais em 6 meses


5. Tesouro Direto Selic x Poupança

O Tesouro Selic atualmente encontra-se em queda, com uma rentabilidade de 2% ao ano (na data de 22/10/2020), infelizmente não é uma das melhores rentabilidades de investimentos que podemos encontrar, isso é fato. Mas o diferencial desse investimento é que você poderá retira-lo a qualquer momento sem que ocorra o risco de perder dinheiro, sendo ótimo para a sua reserva de emergência.

A Poupança por sua vez, rende 70% da taxa Selic, ou seja, atualmente a poupança estará rendendo 1,4% ao ano. Desse modo, o valor investido na poupança ficará sempre rendendo menos que a Selic, não importa qual o cenário que exista na economia.

Abaixo, temos a simulação de um investimento da reserva de emergência no Tesouro Selic em comparação com a Poupança, para que assim, possam compreender melhor. 


Reserva de Emergência: O que é e como começar?
 

Utilizando o exemplo apresentado anteriormente, onde será necessário 12 mil reais para a formação da sua reserva de emergência. Na prática, seria necessário depósitos de 300 reais por aproximadamente 40 meses, para você atingir de forma bruta o valor da sua reserva de emergência, isso sem levar em conta a rentabilidade do investimento.

300,00 x 40 meses = 12 mil reais. 


Se você está buscando começar a investir seu dinheiro, lembre-se de criar primeiramente a sua reserva de emergência, para que assim possa expandir os seus investimentos de forma segura e garantindo uma estabilidade. 

Reserva de Emergência: O que é e como começar?

Me conte nos comentários, o que vocês acharam do post e caso tenham ficado com alguma dúvida só deixar nos comentário que irei te ajudar! 



Com amor, Ju!  




Achou post útil? Ajude compartilhando! 
Segue o blog no Instagram: @Blogpausapc 
Para mais Dicas no Pinterest: Pausa pra Criatividade







2 comentários:

  1. A reserva de emergência e como se fosse um item obrigatório para o ser humano. Independente dele ser investidor ou não. Eu mesmo abri mão de ter uma reserva de emergência mesmo tendo patrimônio em investimentos de renda variável e quando a pandemia chegou eu tive que vemder alguns ativos na baixa pra poder pagar as contas. Aprendi a licao da pior maneira possível.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente, você disse a verdade! Qualquer ser humano precisa ter uma reserva, é algo fundamental, para que possamos nos preparar infelizmente para o pior. Fico triste que tenha aprendido da pior forma, mas agora tenho certeza que não irá se repetir haha.

      Excluir

❤ Seu comentário é muito IMPORTANTE para o andamento do blog, deixe sua opinião, dica, elogio, critica (com fundamento) ou sugestão.
❤ Deixe o link do seu blog para visitarmos!
❤ Não ofenda nem desrespeite ninguém.
❤ Instagram @blogpausapc