13 junho 2016

CURSO ENGENHARIA CIVIL: OPINIÃO DE UMA QUASE ENGENHEIRA


Escolher um curso a se fazer não é nada fácil, ainda mais quando se está saindo do terceiro ano, pois é o momento em que ocorre a maior pressão da sociedade sobre qual curso vamos escolher. 




Resolvi vir hoje falar um pouco sobre a minha faculdade especifica, mas que talvez possa ajudar você que está na dúvida. Então vamos parar de enrolação e responder as perguntas.


– Por que escolheu este curso?
Eu demorei muito para escolher meu curso, quando estava no 1º ano do ensino médio eu disse para mim mesma “Vou começar logo a pensar na faculdade”, anos se passaram e quando estava no 3º ano ainda não havia me decidido. Eu pensei em todos os cursos e fui descartando os que eu sabia que não ia conseguir, até que já na época do Enem, já estava chegando o Prouni e eu parei e falei “Agora é a hora, preciso escolher”, foi então que me restou duas opções de cursos: Engenharia Civil e Farmácia. Os dois eu encontraria partes de calculo o que me deixou ainda mais em duvida, só que por ser medrosa eu descartei farmácia porque não sou fã de agulha e outras coisas e achei que não conseguiria e ai sim disse para meus pais e família “Vou cursar Engenharia Civil”.  


– O que está achando do curso?
Eu curso Engenharia civil na faculdade Multivix em Nova Venécia- ES, a principio me bateu um medo por ser uma área que tem a presença feminina ainda em minoria, mas estou completamente apaixonada pelo curso. Agora estou terminando o 5º período, onde entramos mais na parte de construção civil, como por exemplo: análise estrutural, mecânica geral.


 
– O que espera do curso e da profissão?
Espero que o curso continue a me oferecer maior conhecimento prático e teórico e que me ajude a ter sempre mais responsabilidade, porque qualquer curso que se faça é necessário ter responsabilidade e cuidado, pois será feito coisas para outras pessoas não para si mesmo. Sobre a profissão espero que o meu trabalho possa ser valorizado, pois não busco ser uma engenheira qualquer que faz o mesmo trabalho e vive na mesmice eu penso em sempre continuar estudando porque no mundo de hoje para ganhar seu espaço é necessário sempre estar estudando, descobrindo coisas novas, se inovando.


– Se não fizesse esse curso, qual faria?
Assim que comecei o meu curso atual minha irmã estava em um momento de construção de sua casa mais meu cunhado e foi ai que me interessar também por decoração de ambientes, planejamento de cozinhas, salas, banheiros e foi o que me fez pensar que se eu não tivesse começado engenharia civil talvez pudesse ter feito Arquitetura e Urbanismo, Design de interiores, cursos voltados para essa área. Gosto muito disso o que me leva a pensar que após termino do meu curso e quando já estiver mais estabilizada eu venha a me especializar nessas áreas pois continuarei no meio que gosto muito e estarei me complementando, não serei apenas engenheira.  





Uma dica que deixo para vocês que ainda estão em fase de escolha é que tenha disposição para pesquisar muito, se informar cada dia mais sobre os cursos, os meios e oportunidades de trabalho. A engenharia está crescendo a cada dia mais e está em busca de profissionais qualificados, então é necessário ter muito animo para estudar pois cansa, já passei diversos dias acordada até 3, 4 horas da manhã estudando, fim de semana na casa de amigos fazendo listas e mais listas, tirando duvidas. 

O curso de engenharia Civil  tem duração de 10 semestres, ou seja, 5 anos. Pode apostar que passa muito rápido parece que foi ontem que comecei e já estou no 3º ano do curso. Aproveite muito a época de faculdade pois vai deixar muita saudade de toda essa luta e sofrimento.  Parece clichê mas é a mais pura verdade, igual diziam do tempo da escola e eu vejo e sinto muita falta daquele tempo.

Espero que tenham gostado do post, um Super Beijo.   


6 comentários:

  1. Oiii Ju, sou formada em Publicidade e realmente, a dica chave é: PESQUISAR SEMPRE MUITO BEM e se informar se é aquilo que pretende, pois o estudo fica bem especifico e você tem que pensar em estudar o que gosta, mas o que vai te trazer benefícios e resultados futuramente.

    Ah querida, te indiquei lá no meu blog pra responder a tag "8 coisas".
    Espero que goste e participe tbm e se responder me avise pra eu vir ler *-*
    beeeeijoss
    www.brunaguerra.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, não deve existir coisa pior do que estudar algo que não te agrada ou que não tenha interesse.
      Obrigada pela indicação, com certeza vou responder! Amei muito seu blog. Super Beijos! ❤

      Excluir
  2. Que post incrível! Eu penso em fazer engenharia elétrica, e seu post me foi muito útil !

    devaneiosdeinverno.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Nossa que legal, é um curso maravilhoso...
    Estou me formando tbm agora em Sistemas de Informação...
    Passamos por cada uma né, provas e trabalhos e tudo mais.
    Mas creio que ainda irei sentir falta de alguma coisa.
    https://blogdajenny2014.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, é muito puxado! Falta dois anos para formar e já consigo sentir falta, está passando muito rápido.

      Excluir

❤ Seu comentário é muito IMPORTANTE para o andamento do blog, deixe sua opinião, dica, elogio, critica (com fundamento) ou sugestão.
❤ Deixe o link do seu blog para visitarmos!
❤ Não ofenda nem desrespeite ninguém.
❤ Instagram @blogpausapc