19 dezembro 2023

4 passos simples para controlar sua vida financeira

Grande parte da população não possui um controle do seu dinheiro, poucos sabem quanto gastam ou até mesmo quanto ganham por mês.  Isso ocorre pois não possuem uma organização da sua vida financeira, seja por falta de conhecimento ou até mesmo por não buscarem uma mudança.

Nesse post vamos te apresentar os quatro passos simples para você que busca controlar suas finanças e mudar a sua vida financeira, começando hoje. Não passos que adquirir para a minha vida e que aos longos dos meses foram me ajudando a economizar e controlar meu dinheiro.

Acesse também: Planner Financeiro 


Como controlar sua vida financeira: 4 passos simples


4 Passos simples para controlar a sua vida financeira 



1) Adquira um controle Mensal: O que entra e sai do seu mês




Para iniciar seu controle financeiro, ou mudança, é necessário criar um detalhamento pessoal dos seus gastos. Nesse detalhamento você irá registrar tudo que você ganha e o que você gasta no mês, lembrando que é para anotar tudo, desde um salgado até a conta do cartão de crédito. Dessa forma, você saberá exatamente quais são suas despesas e para onde vai cada centavo do seu dinheiro.

Para facilitar esse controle, ao final deste post foi disponibilizado dois arquivos para o seu controle financeiro, sendo um a planilha de controle financeiro em excel e o outro o Planner financeiro.


Os dois arquivos são fáceis para utilização, você pode escolher o que será melhor para você e o seu orçamento, eles seguem o mesmo conceito de controle de entrada e saídas do dinheiro, o importante é você registrar. 



Controle do orçamento financeiro funciona da seguinte maneira (modelo presente na planilha feita pelo blog) :


- Saldo inicial: Calcule tudo que possui no momento, informe qual será o valor estará começando o controle do mês. Exemplo: Você possui atualmente no banco R$500,00.
- Data: cada movimentação deve ser datada com o dia especifico. Exemplo: 20/09/2019.
- Descrição: Local onde informará do que se trata sua movimentação, sendo a forma como gastou ou de onde entrou o dinheiro. Exemplo: Compra de Sorvete.
- Valor: Nesse opção você irá informar exatamente quanto gastou ou ganhou, incluindo até os centavos. 
- Cod: Essa opção só a planilha possui, é um código que classifica certinho a movimentação do dinheiro e inclui no somatório especifico.  Exemplo: Compra de roupa - 100,00 - VE (vestuário).
- Receita: Representa o dinheiro que entrou no seu orçamento.
- Gastos: Todo dinheiro que estiver saindo do seu orçamento.
- Total de Ganhos: Nesse local temos o somado de tudo que você ganhou nesse mês, de acordo com as valores anotados de receita. 
- Total de Despesas: Somatório de todas as saídas ao mês, tudo que gastou.
- Total Geral: é o dinheiro você tem ao final do controle mensal.


Todos esses detalhes citados acima estão na planilha do controle financeiro e no planner. Desse modo, utilizando a planilha ou o planner para controlar todos esses detalhes, você terá um conhecimento melhor sobre como anda sua vida financeira e quais são seu gastos desnecessários.





2) Retire os Gastos desnecessários


Ao final do controle financeiro realizado no mês, será possível retirar informações importantes para começa a organizar o seu orçamento financeiro. Você conseguirá saber o somatório total dos seus ganhos e gastos.

Em relação aos gastos: tudo que foi gasto naquele mês realmente tinha necessidade? Você precisará análise tudo o que gastos no mês e verificar quais são os possíveis gastos desnecessários, aqueles que poderão ser retirados para gerar mais receita.

Em relação aos ganhos: você terá o conhecimento exato de quanto ganha ao mês, incluindo salário e outras receitas extras que provavelmente você não sabia perfeitamente quando lhe gerava.

Você pode optar também por buscar oportunidades de gerar dinheiro extra para acrescentar ainda mais na sua receita final do mês. Nós do blog temos um post com 6 maneiras de ganhar dinheiro com o pinterest, pode servir de inspiração para você.

  

3) Trace as suas Metas Financeiras


O principal motivo de querermos controlar nossas finanças é para que possamos assim enxergar o que podemos melhorar para conquistar nossos objetivos e atingir nossas metas.


Elabore um objetivo > trace metas > estabeleça meios para atingir o que deseja.


Como traçar as suas metas financeiras:


- Defina o seu objetivo: Você precisa ter em mente e anotar detalhadamente quais são os seus objetivos financeiras, o que está desejando adquirir ou conquistar através de sua organização financeira.


 - Trace sua meta: Nessa parte você precisa definir como atingirá a sua meta, qual será a quantidade de dinheiro que precisar disponibilizar para a meta e qual a data em que deseja oficialmente atingi-lá.

  1. Quanto dinheiro necessário: ao saber qual seu objetivo, você precisará se informar sobre os valores que são cobrados para a sua meta, fazer uma pesquisa de preço para assim pagar mais barato, e se possível à vista para quem sabe economizar com o desconto fornecido.
  2. Quanto ao tempo: Aqui você irá definir quando deseja atingir a meta, exemplo, quando deseja comprar o seu celular novo ou quando será a data da sua viagem. 

4) Comece sua meta do ZERO.


Muitas pessoas acham que para conseguir realizar as metas financeiras e os objetivos de vida delas é preciso ser rico ou ganhar muito dinheiro. Esse pensamento surge pois para esse tipo de pessoa poupar 10 reais não irá ajudar a realizar o seu objetivo, pois para elas, só conseguirão atingir se de imediato tiverem o dinheiro completo em mãos.

A diferença começa na mudança desse pensamento, se você começar a entender que poupando de 10 em 10 reais você no final terá 20 reais, passará a compreender que de pouco em pouco você irá atingir seu objetivo.

Exemplo: Se você ao realizar o controle financeiro conseguiu verificar que sobra dinheiro todos os meses já pode começar a poupar e investir, não importa se é 10, 20, 50 reais. O que importa é você saber que aquele dinheiro possui um destino certo e que ele te trará o seu objetivo.


ARQUIVOS PARA DOWNLOAD:



Pratique o seu controle financeiro, isso mudará a sua vida financeira por completo, conseguirá compreender o valor do seu dinheiro e se começar a investir passará a ver o prazer que é ter um dinheiro trabalhando para você e rendendo.


LEIA TAMBÉM: Investimento para Iniciantes - Série de posts para começar a Investir



Como controlar sua vida financeira: 4 passos simples




Com amor, Ju!  


Achou post útil? Ajude compartilhando! 
Segue o blog no Instagram: @Blogpausapc 
Para mais Dicas no Pinterest: Pausa pra Criatividade




Um comentário:

  1. Esse post é muito útil, adorei as dicas!
    Seu blog tem um ótimo conteúdo!
    Beijos. ♥
    contornoperfeito.blogspot.com

    ResponderExcluir

❤ Seu comentário é muito IMPORTANTE para o andamento do blog, deixe sua opinião, dica, elogio, critica (com fundamento) ou sugestão.
❤ Deixe o link do seu blog para visitarmos!
❤ Não ofenda nem desrespeite ninguém.
❤ Instagram @blogpausapc