28 fevereiro 2019

CALENDÁRIO EDITORIAL | O QUE É E PORQUE UM BLOG PRECISA TER?

Calendário Editorial é bem conhecido por alguns blogueiros e blogueiras, por outras pessoas que trabalham com internet ou que de alguma forma necessitam de uma organização maior. Basicamente como nome já menciona é um calendário, onde por meio dele é anotado todo o editorial que será feito, ou seja, todas as pautas e assuntos que serão escritos, fotografados e tratados no blog durante o mês atual e os meses seguintes.

Com o uso desse calendário você organizada tudo que você tem planejado para o blog, dessa forma você programa corretamente e de modo agradável o que deseja escrever e os posts que irão ao ar no blog, com seus dias específicos já estabelecidos para que assim você busque se organizar e manter uma frequência estabelecida no blog, sabendo exatamente qual post deverá escrever.

Importância do Calendário editorial para blog


PORQUE É INTERESSANTE POSSUIR O CALENDÁRIO EDITORIAL NO BLOG?

Em outro post do blog falando sobre dicas de como manter uma postagem regular tem algumas dicas bem interessantes sobre organização e aconselho você a também lê esse post, pois ajudará muito você a compreender a importância desse calendário e da organização para ter uma frequência regular no blog.

O porquê de possuir esse calendário é algo bem relevante e que vai muito de pessoas para pessoas, alguns preferem sentar e escrever conforme a ideia aparece, alguns assim como eu preferem planejar o que será escrito no blog, planejar os assuntos diversificados que irão ao ar no blog com datas especificas para não ficar algo repetitivo.

Contudo, é interessante possuir o calendário editorial, pois é uma forma de você ter o controle dos assuntos que serão tratados. Basicamente é você poder sentar em um final de semana que é talvez o melhor dia para você escrever os seus posts e olhar o calendário e ter conhecimento sobre quais os posts precisam escrever naquele dia para a próxima semana. Possuindo o calendário você saberá já de cara o assunto chave do post que deseja que vá ao ar naquela semana e você terá apenas que crescer a ideia e assim escrever o post que está “programado”.




Um dilema para muitas pessoas é ter ideias para poder montar esse calendário, pois é necessário ter ideias de conteúdos para assim ir preenchendo. Entendo perfeitamente como é difícil ter essas ideais, às vezes acontece, e olha acredita em mim é com todo mundo que isso acontece, TODO MUNDO! 

Às vezes é legal você procurar ideias de posts, aqui no blog, por exemplo, temos três posts com várias ideias legais onde vocês podem usa para escrever posts novos e por meio delas usar como base para criar outras ideias. Deixo o link abaixo dos três posts:



Espero que com esse post vocês tenham compreendido um pouco sobre a importância de possuir um calendário para organizar as postagens do blog. Quero tratar mais sobre esse assunto aqui no blog ainda, pois são dicas bem valiosas para quem quer fazer do blog uma forma de trabalho e renda.


Deixe seu comentário, falando o que vocês acham do uso desse calendário e qual meio vocês usam para organizar os posts de vocês? Aguardo vocês!


  Com amor, Ju!  






Achou post útil? Ajude compartilhando! 

Segue o blog no Instagram: @Blogpausapc 
Para mais Dicas no Pinterest: Pausa pra Criatividade



2 comentários:

  1. Adorei as dicas Ju, eu sempre tento seguir o meu para as postagens

    Bjss

    Blog Adriane Araujo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele é muito bom né? Ajuda a manter o foco e ter uma organização melhor.

      Excluir

❤ Seu comentário é muito IMPORTANTE para o andamento do blog, deixe sua opinião, dica, elogio, critica (com fundamento) ou sugestão.
❤ Deixe o link do seu blog para visitarmos!
❤ Não ofenda nem desrespeite ninguém.
❤ Instagram @blogpausapc