31 outubro 2019

Investimentos do tesouro direto: Descubra o melhor para você | Investimento para Iniciantes

Seguimos com a nossa série de investimento para iniciante, com o passo a passo para quem deseja começar a investir e ainda não sabe como iniciar tudo. No post anterior conhecemos um pouco mais sobre como criar uma conta digital, que nada mais é do que o local onde iremos utilizar para transferir nosso dinheiro.

Série - Investimento para Iniciantes: Nessa série de posts será possível entender passo a passo de como começar a investir, desde como abrir uma conta em uma corretora até escolher o melhor investimento. Confira todos os posts publicados.

Hoje temos como tema da série os investimentos que possui o tesouro direto e quais são os melhores para começar a investir, de acordo com o seu perfil e de acordo com o seu objetivo financeiro.

Conheça os investimentos do tesouro direto

Descubra o melhor investimento do tesouro direto para você



Um dos melhores investimentos para iniciantes sem dúvida é o Tesouro direto. São investimentos onde o risco de perca é o menor e que são de fácil entendimento na hora de investir.

Ao aplicar o seu dinheiro no tesouro direto você estará empresta dinheiro para o governo, através da compra de um título público que foi criado pelo tesouro nacional. Ao emprestar esse dinheiro para o governo eles pagam com juros. Sim! É uma coisa maravilhosa, tenho que admitir.



O que são títulos públicos? 



São investimentos de renda fixa, que são usados pelo governo para pagar dívidas públicas e para financiar ações, como educação, saúde, entre outros.

Os títulos do tesouro direto possui sempre uma data final de vencimento, é a data no qual o dinheiro cairá na sua conta com os juros do tempo em que ficou rendendo.

➔ Existem investimentos que você pode realizar a retirada antes do vencimento e não corre risco de perder dinheiro, mas existem também outros que ao fazer uma retirada antes do prazo você pode acabar perdendo. É algo que deve prestar atenção antes de solicitar a retirada do seu título.



Quais os custos para investir? 


O tesouro direto assim como qualquer investimento possui algumas taxas e custos que são cobrados para investir, por isso é sempre bom se informar antes de realizar qualquer movimentação no seu investimento. Os custos atualmente são:

1. IOF é o imposto sobre operações financeiras. Esse imposto é cobrado sobre os títulos públicos, mas ele só incide sobre os rendimentos caso você solicite o resgate do seu titulo em menos de 30 dias da aplicação.

2. O Tesouro direto possui uma taxa de custo que é cobrada semestralmente, para guardar os papéis e manter a segurança das suas informações pessoais, o que é muito importante. É uma taxa de 0,25% ao ano e é paga em qualquer corretora que você escolher.

3. I.R. que é o Imposto de Renda. Incide apenas sobre os rendimentos e funciona de forma regressiva. Ou seja, quanto maior for o tempo de aplicação do título, menor é a porcentagem do valor cobrado de imposto de renda. Na tabela a seguir é possível vê as porcentagens:


Conheça os investimentos do tesouro direto- Investimento para Iniciantes


Quais são os títulos do Tesouro direto?


Os títulos do tesouro são divididos em 3 grupos no geral, sendo eles: 

• Tesouro Selic
• Tesouro Prefixado
• Tesouro IPCA+





O que é Tesouro Selic e para quem serve esse título?


O Tesouro Selic é o tesouro que como o nome já menciona é comandado pela Taxa Selic. Segundo o site da Globo:

"A taxa Selic é a média de juros que o governo brasileiro paga por empréstimos tomados dos bancos. Quando a Selic aumenta, os bancos preferem emprestar ao governo, porque paga bem. Já quando a Selic cai, os bancos são "empurrados" para emprestar dinheiro ao consumidor e conseguir um lucro maior".

No caso dos investimento quanto maior for a selic que é a taxa de rentabilidade do seu título, melhor será o rendimento do seu dinheiro.  


➔ Esse investimento é um dos melhores para quem está começando, pois nesse título é possível resgatar o dinheiro antes da data de vencimento sem perder dinheiro

Atualmente o selic encontra-se em 5,0% ao ano (31/10/2019). Ocorreu uma queda dessa taxa no último ano, mas ela ainda encontra-se rendendo mais do que a poupança, o que ainda é um bom incentivo para deixar seu dinheiro rendendo nesse título.


Para quem serve esse título? Serve para quem deseja um investimento a curto prazo, com resgate rápido e também para quem deseja criar sua reserva de emergência. 


Reserva de emergência é um fundo que como o nome já diz é para emergência, é aconselhado que você tenha em torno de 6 a 12 meses do seu custo de vida nessa reserva, para os casos de um desemprego ou de algum problema que apareça. 




O que é Tesouro Prefixado e para quem serve esse título?


Dentro do grupo do tesouro prefixado existem duas subcategorias, sendo elas o tesouro prefixado e tesouro prefixado com juros semestrais. Nesse tipo de título do tesouro, ao você realizar a compra de qualquer um deles terá uma rentabilidade anual fixa, ou seja, uma taxa já determinada do inicio ao fim do seu investimento. 


Exemplo: Tesouro Prefixado (2022) - 3,60% ao ano. Ao aplicar o seu dinheiro nesse título em todos os anos que passarem até o seu vencimento você terá essa taxa de 3,60% fixa de rentabilidade. Você saberá exatamente quando ganhará no final do tempo determinado. 


• Tesouro prefixado: No caso do tesouro prefixado como mencionado é um título onde você sabe exatamente o valor da taxa que estará comprando até o seu vencimento e conforme o tempo vá passando os juros composto estará trabalhando e fazendo seu dinheiro render cada vez mais.



• Tesouro Prefixado com juros semestrais: No caso desse título o que diferencia ele do prefixado mencionado anteriormente é a questão do juros semestrais. Nele os juros não ficaram rendendo até o vencimento do título, a cada 6 meses o rendimento gerado cairá na sua conta.

➔ Uma desvantagem nesse tipo de título é que toda vez que os juros semestrais caírem na sua conta será descontado o imposto de renda sobre o rendimento desse período, diferente do outro prefixado falado anteriormente onde é descontado somente 1 imposto de renda no final do vencimento. 


Para quem serve esse título? Serve para quem deseja saber exatamente quanto ganhará ao final do vencimento e para quem deseja um investimento de médio a longo prazo



O que é Tesouro IPCA+ e para quem serve esse título?


Esse grupo também possui duas subcategorias, sendo elas Tesouro IPCA+ e Tesouro IPCA+ com juros semestrais. Nesse tipo de título você terá uma taxa de rentabilidade anual fixada, juntamente com uma taxa variável que é o IPCA. 

O IPCA é o Índice de Preços ao Consumidor Amplo, ou seja, é a taxa de inflação utilizada pelo governo, onde mede mensalmente a variação dos preços no comércio. 

Por exemplo: Tesouro IPCA+ 4,0% (2035). Com o tesouro IPCA+ e o com juros semestrais, você saberá que ganhará 4,0% todos os anos até o vencimento do título de maneira fixa. Mas, já o IPCA que está sujeito a variações ao longo do tempo pode algumas meses receber mais e em outros menos.

A diferença entre as categorias presentes nesse título é igual ao tesouro prefixado, um você terá a rentabilidade atribuída a sua conta somente no seu vencimento e nos que possuem juros semestrais todo semestre os juros irão para a sua conta. Lembrando sempre que é descontado imposto de renda em cima dos rendimentos.  

Para quem serve esse título? Serve para quem deseja um investimento a longo prazo, aquele investimento para aposentadoria, independência financeira ou qualquer outro plano que tenha um tempo maior. 


Atualmente boa parte dos meus investimentos encontram-se no tesouro direito, pois ainda não possuo conhecimento suficiente para investir em outras opções e porque é possível obter um resultado bom com essa opção de investimento.

➔ Precisamos buscar outras formas de investimento pois com a queda da selic os investimentos do tesouro direto estão perdendo a rentabilidade, o que afeta um melhor rendimento do seu dinheiro. 

LEMBRE-SE: Crie sempre a sua reserva de emergência antes de qualquer coisa. Tenha guardado um dinheiro que irá te manter caso aconteça algum imprevisto. Por favor!


Conheça os investimentos do tesouro direto - Investimento para Iniciantes


Agora que já sabemos quais são os títulos que o tesouro direto possui surge o momento da escolha  do melhor para os nossos planos, para enfim começa a investir. No próximo post da série vamos aprender a transferir o dinheiro para o nosso banco digital e em seguida para a nossa corretora de valores.


Com amor, Ju!  




Achou post útil? Ajude compartilhando! 

Segue o blog no Instagram: @Blogpausapc 
Para mais Dicas no Pinterest: Pausa pra Criatividade


Nenhum comentário:

Postar um comentário

❤ Seu comentário é muito IMPORTANTE para o andamento do blog, deixe sua opinião, dica, elogio, critica (com fundamento) ou sugestão.
❤ Deixe o link do seu blog para visitarmos!
❤ Não ofenda nem desrespeite ninguém.
❤ Instagram @blogpausapc