14 novembro 2019

FINANÇAS | 9 DICAS SIMPLES PARA ECONOMIZAR DINHEIRO

O assunto dinheiro tornou-se comum no blog, porque precisamos frequentemente conversar sobre esse assunto no nosso dia a dia. É necessário cuidar do nosso dinheiro e saber que ele tem mais a oferecer do que ser gasto com coisas desnecessárias, e que existe diversas formas de economizar para garantir aquele dinheiro o mês inteiro.

Como economizar dinheiro: 9 dicas simples

Nesse post vamos te apresentar 9 dicas para você economizar dinheiro durante o seu dia a dia. São dicas e atitudes simples que podem te ajudar a poupar mais dinheiro e entender o valor real dele em sua vida.



Como economizar dinheiro: 9 Dicas simples 




1. Faça lista de compras (para supermercado, farmácia...) 



Primeira coisa a ser feita ao verificar a necessidade de realizar a compra do mês ou da semana é preparar uma lista de compras. Antes de sair de casa, tenha anotado em uma lista tudo que você está realmente precisando comprar no mercado. 

Faça uma checagem do que está faltando na sua casa, para que assim evite comprar coisas que já possui e também comprar coisas desnecessárias que no supermercado sempre chama a nossa atenção. 

Lembrando que ao comprar coisas que você já possui, dependendo da quantidade podem até vencer antes de você consumir e o seu dinheiro literalmente estará sendo jogado fora.



2. Prepare a sua Marmita


Você já parou para pensar quanto você gasta por semana com marmitas? Eu sim, na minha cidade uma marmita P sai por 10,00. Imagina se você come todos os dias de segunda a sexta, em uma semana terá gasto 50,00 e isso em um mês irá se transformar em 200,00 do seu dinheiro

Fora que nem sempre as marmitas são as melhores opções para uma alimentação mais saudável. Tirar um momento da noite após a janta para preparar a sua marmita do dia seguinte irá te ajudar a economizar dinheiro e você estará preparando uma comida muito mais saudável. 



3. Elimine gastos desnecessários 


Separar os gastos essenciais dos desnecessários é um ponto importante. Verifique todos os seus gastos e veja se realmente tudo aquilo é realmente necessário possuir.

Veja se aquele plano do telefone está sendo utilizado, se não possui nenhum que irá te atender bem, mas com valor inferior. Seu cartão cobra anuidade? Ligue e tente negociar para diminuir, ou até mesmo busque outra empresa que possa lhe oferecer um cartão sem anuidade, é possível encontrar vários atualmente.

Existe várias forma de retirar ou diminuir os gastos desnecessários que possuímos. Basta você inicialmente listar quais realmente são os gastos essenciais, que fazem parte do seu dia a dia e retirar todos os outros que são possíveis. 

4. Economize na Energia e Água


Economizar dinheiro também é economizar nos gastos de água e luz, pois ao final do mês o seu gasto exagerado nesses itens irá ser cobrado em suas faturas.

Então sempre que possível, desligue todos os aparelhos da tomada antes de sair de casa, nisso você estará economizando energia. Lembre-se sempre de apagar a luz quando sair de um ambiente e feche as torneiras e chuveiro ao ensaboar, o mundo agradece e o seu dinheiro também. 



5. Receba o salário e pague as contas


O pior erro de uma pessoa é deixar para depois e acabar se enrolando nos pagamentos. Então assim que você receber o seu salário tenha já suas contas em mãos, para assim efetuar o pagamento sem atrasos. 

Esquecer ou atrasar o pagamento de uma conta irá de gerar juros e multas, que podem até ser pequenos, mas que são valores que poderia muito bem está evitando se não tivesse atrasado para efetuar o pagamento. 

➔  Reserve um local no seu imóvel para colocar todas as contas, desse modo você não irá correr o risco de perder no meio de outros papeis as faturas e assim atrasar o pagamento. 



6. Compre na promoção


Assim como a lista de compras de supermercado, outros produtos como roupas, maquiagens e outros itens também se aplicam a esse controle. Tenha anotado o que realmente está precisando comprar, o que está sendo fundamental.

Anotando, você poderá sempre verificar se está ocorrendo alguma promoção do item que esteja precisando e assim você acabará comprando com desconto, o que fará você poupar dinheiro.

➔ Muitas vezes em bazar é possível encontrar produtos usados, mas com qualidade e com preço maravilhoso. O que é uma ótima opção para quem deseja economizar dinheiro nas compras.

7. Anote os seus gastos 


Se você não sabe quanto gasta por mês já está começando errado. É realmente fundamental ter um controle de todos os seus gastos, isso é algo que sempre estou falando no blog e vou continuar até todos entenderem a extrema necessidade.

Com esse controle de gastos você consegue analisar o que está gastando exageradamente, o que você pode retirar e descobrir quais realmente são os gastos essenciais do seu mês.

Retirando os gastos desnecessários você descobrirá novas formas de economizar e assim conseguirá poupar mais dinheiro durante o seu dia a dia.

➔  Para facilitar esse controle, ao final deste post foram disponibilizados dois arquivos para o seu controle de gastos, sendo um a planilha de controle financeiro e o outro o planner financeiro.



8. Crie o dia "Zero Gastos"


Já pensou em se comprometer para gastar absolutamente nada em um dia? É essa a proposta que vale a pena você pensar e quem sabe até colocar em prática.

Comece uma vez por mês, tirando um dia para você não gastar nada e quem sabe vá aumentando aos poucos o desafio. Você verá como é bom vê que você não teve nenhum gasto no dia e que você  conseguiu economizar.



9. Busque Lazer de Graça


Existem várias formas de nós divertir no final de semana sem gastar muito, e é esse tipo de lazer que temos que buscar às vezes no mês.

Convide seus amigos para uma noite divertida em casa, busque programas em parques, cachoeiras, entre outros. Leve em consideração principalmente um local que você não precise pagar para entrar e que o custo interno seja também mais em conta.




Como economizar dinheiro: 9 dicas simples

Essas foram algumas dicas para ajudar você a economizar no dia a dia, espero que tenham gostado. Não deixem de conferir as outras dicas de finanças e baixe os arquivos para melhorar a vida financeira de vocês.



Com amor, Ju!  


Achou post útil? Ajude compartilhando! 
Segue o blog no Instagram: @Blogpausapc 
Para mais Dicas no Pinterest: Pausa pra Criatividade







2 comentários:

❤ Seu comentário é muito IMPORTANTE para o andamento do blog, deixe sua opinião, dica, elogio, critica (com fundamento) ou sugestão.
❤ Deixe o link do seu blog para visitarmos!
❤ Não ofenda nem desrespeite ninguém.
❤ Instagram @blogpausapc