27 novembro 2015

Novembro Azul-"Previna-se"

Olá  
Hoje temos a participação da professora Rosi Feliciano do Dieta Blog Com muito carinho ela preparou esse post muito importante sobre a campanha do novembro azul, que tem como intuito alertar os riscos e lembrar a prevenção do câncer de próstata. 






Em 2014 o Novembro Azul inspirou a iluminação na cor azul em pontos turísticos (como Cristo Redentor, Congresso Nacional, Teatro Amazonas, Monumento às Bandeiras), a campanha também teve apoio de celebridades (Zico, Emerson Fittipaldi, Rubens Barrichello), cartazes em estádios de futebol, corridas de rua e autódromos, além de palestras informativas, intervenções em eventos populares e pedágios nas estradas.
A ampla divulgação na internet em busca da prevenção da doença que quando mais cedo for diagnosticada mais eficaz será o tratamento que pode chegar a 90%.


O que é câncer de próstata?

A próstata é uma glândula do sistema reprodutor masculino. Ela está localizada logo abaixo da bexiga e é aproximadamente do tamanho de uma noz grande. O câncer da próstata pode começar a crescer nas células da próstata e, potencialmente, se espalhar para outras partes do corpo. Sendo mais comum entre os homens, cerca de 1 em cada 7 homens desenvolverá câncer de próstata em sua vida.


O que aumenta o risco de contrair câncer de próstata?

Alguns fatores que podem aumentar o risco de câncer de próstata incluem:
Idade (o risco aumenta após os 50 anos de idade e é diagnosticado mais frequentemente em homens acima de 65 anos).
Ter uma história familiar de câncer de próstata.
Comer uma dieta rica em gordura.
Comer uma dieta rica em carnes vermelhas ou processadas.
Estar com sobrepeso ou obesos.
Sendo de ascendência Africana.


Como diminuir o risco?

Às vezes, o câncer ocorre por razões fora do nosso controle, mas você pode tomar medidas para reduzir o seu risco. Medidas essas como, o gerenciamento de seu peso, comer de forma saudável, ser fisicamente ativo e muito mais.


Comer alimentos ricos em licopeno e selênioAlimentos ricos em licopeno e selênio pode ajudar a prevenir câncer de próstata. Escolha alimentos ricos em licopeno, como tomate e produtos de tomate, melancia, toranja, pimentão vermelho, caqui e damascos.  Coma alimentos ricos em selênio como as leguminosas (feijões, ervilhas um lentilhas), nozes (especialmente castanha do Brasil), sementes, ovos, peixe, frutos do mar, frango e peru.


É necessário tomar suplementos?

Não. Comer uma variedade de alimentos é a melhor maneira de obter vitaminas, minerais e outros compostos que combatem o câncer. Se você tiver problemas para obter cálcio suficiente dos alimentos, fale com um profissional sobre um suplemento de cálcio para sua saúde. Você precisa 1000 mg de cálcio se você tem entre 19 a 70 anos de idade e 1.200 mg se tiver mais de 70.
Como obter mais cálcio do que você precisa pode aumentar o risco de câncer de próstata. Falar com um médico ou nutricionista se você está pensando em consumir vitaminas, minerais, ervas ou suplementos.


Deve-se fazer exames para identificar o câncer de próstata?

Fale com os seus profissionais de saúde sobre a realização de exames. Seu médico pode recomendar testes específicos para avaliar o seu risco.


Cuidar do peso é fundamental?

Comer sempre um cardápio para perder peso, comer saudável e ser fisicamente ativo vai ajudar a diminuir o risco de câncer de próstata, bem como outros tipos de câncer e doenças crônicas. Se você tiver dúvidas sobre o câncer de próstata, fale com o seu profissional de saúde. 


Espero que tenham gostado do post, qualquer duvida procure um profissional e nunca deixe de se prevenir.  Gostaria de agradecer a professora pelo belíssimo post foi um prazer tê-la no blog.
Super beijos!  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

❤ Seu comentário é muito IMPORTANTE para o andamento do blog, deixe sua opinião, dica, elogio, critica (com fundamento) ou sugestão.
❤ Deixe o link do seu blog para visitarmos!
❤ Não ofenda nem desrespeite ninguém.
❤ Instagram @blogpausapc