01 abril 2019

COMO CRIAR UM CALENDÁRIO EDITORIAL PARA O BLOG

Vocês foram apresentados ao calendário editorial alguns posts atrás aqui no blog, onde expliquei para vocês  O que é e porque um blog precisar ter um calendário editorial, caso você não tenha lido o post anterior, aconselho você a clicar para entender e ter um melhor entendimento sobre o que venho falar no post de hoje.

Depois que você já adquiriu o conhecimento do que se trata um calendário editorial e a importância que o mesmo possui para quem tem um blog e deseja se organizar hoje, falaremos mais sobre como criar um calendário editorial em 5 passos. Vocês vão ter conhecimento sobre como é tranquilo e útil a sua utilização no dia a dia. 


Criando Calendário Editorial para blog em 5 passos

  COMO CRIAR UM CALENDÁRIO EDITORIAL PARA BLOG EM 5 PASSOS



1- ESCOLHA A FERRAMENTA QUE IRÁ UTILIZAR

Para dar inicio e começar a utilizar o calendário editorial é necessário que você escolha a ferramenta que fará uso. Existem diversas ferramentas e você deverá escolher a que melhorar lhe agrade, sendo que deverá ser principalmente uma que você irá conseguir usar e que não irá desanimar. Então escolha bem! 

• Planilha

Você pode fazer uso de uma planilha para criar o seu calendário, você encontra para baixar alguns modelos ou poderá criar conforme a sua vontade, do seu jeito e com as informações que deseja incluir. Criando o calendário, informando os dias da publicações, fora que com a planilha você pode informar tudo que for de interessante e viável para seu blog e ficará salvo no mesmo arquivo.


• Calendário Impresso

Eu sou uma pessoa que gosta de escrever a mão, então boa parte das vezes eu opto por criar blocos de notas, listas, planner tudo que possa escrever a mão. Por meses eu criei meu calendário editorial simples em papel mesmo pois é o jeito que me agrada e que eu gosto de me organizar, você pode fazer as duas coisas utilizar planilha e o calendário a mão. Isso tudo vai do seu gosto!


• Google Calendar

Caso você deseje ter acesso em todo lugar, seja do celular ou do computador você pode estar optando por utilizar o calendário do google. É bem fácil de ter acesso, pois todos que possuem uma conta no gmail têm acesso rápido e direto a essa plataforma e com ela você consegue controlar tudo e em todo lugar.




2- DEFINA UMA FREQUÊNCIA DE PUBLICAÇÃO

Item importante para criar o seu calendário, após você ter escolhido a melhor ferramenta para usar e organizar seus posts você terá que estipular a frequência que irá postar no blog. Será duas vezes na semana? Qual dia da semana irá publicar? Qual será o horário das publicações? Tudo isso deverá ser escolhido ao iniciar a organização do seu calendário e deverá ser seguido à risca.




3- CRIE SEU BANCO DE IDEIAS

Antes de separar quais posts irá publicar nos dias escolhidos acima é de grande ajuda e de grande interesse que você crie um banco de ideias. Poder ser a mão ou dentro da sua planilha, crie uma lista com diversas ideias de posts e assuntos que você goste e que deseja escrever.

Tem dois posts aqui no blog que podem te ajudar nesse momento, sendo um deles com 40 ideias de posts para blog e outro com 5 Dicas para criar banco de ideias, eu garanto que será de grande ajuda nesse momento.


4- CRIE CATEGORIAS E DESENVOLVA A ESTRATÉGIA DE CONTEÚDO DO BLOG

Nesse momento você irá dividir sua semana e seus posts em categorias, provavelmente você já possui categorias definidas em seu blog, por isso você irá utiliza-las na hora de organizar os seus posts no calendário. Isso tudo é para que você poste sempre conteúdos mistos, podendo falar sobre vários assuntos sem que fique repetitivo, criando assim uma estratégia das publicações e dos conteúdos que serão tratados no blog.




5- SIGA A RISCA O CRONOGRAMA E MANTENHA O CALENDÁRIO ATUALIZADO

Para que tudo tenha um desempenho melhor é necessário que você siga a risca o cronograma que você criou, siga certo esse calendário, escrevendo e publicando os posts nos dias corretos e no horário estabelecido. Quanto a atualização, é necessário que semanalmente ou todo mês seja atualizado o calendário com futuros posts, organizados nas datas, para que assim não deixe de possuir conteúdo programado no calendário.


Com esses 5 passos de como criar um calendário editorial espero que vocês consigam colocar em pratica e que atinjam o objetivo de vocês para organização das publicações e dos conteúdos do blog. Agora sim, com esse passo a passo espero comentários de vocês me falando que conseguiram criar o calendário, por favor, né!



  Com amor, Ju!  






Achou post útil? Ajude compartilhando! 

Segue o blog no Instagram: @Blogpausapc 
Para mais Dicas no Pinterest: Pausa pra Criatividade


5 comentários:

  1. Adorei. Obrigada pelas dicas.

    www.mafaldamariacosta.com

    Beijinhos ��

    ResponderExcluir
  2. Excelente conteúdo, estava há dias procurando algo que me ajudasse com meu novo projeto e gostei bastante das suas dicas. Obrigada!

    Dicas de Artesanato para Iniciantes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, é bom saber que foi útil, muito obrigada!

      Te desejo muito sucesso desde já, nesse projeto.

      Abraços!

      Excluir
  3. Para criar conteúdo é necessário ter um calendário editorial para não se perder e ter o que postar na frequência estipulada. Ótimas dicas, eu costumo usar o Notion e Trello.

    ResponderExcluir

❤ Seu comentário é muito IMPORTANTE para o andamento do blog, deixe sua opinião, dica, elogio, critica (com fundamento) ou sugestão.
❤ Deixe o link do seu blog para visitarmos!
❤ Não ofenda nem desrespeite ninguém.
❤ Instagram @blogpausapc